OUÇA: podcat_001

warpaint

Gatas <3

Porque hoje é #musicmonday, porque prometi, porque nunca é demais usar fotos de gatos, ainda mais um que brilha no escuro: tá no ar podcat.

Aproveita que essa edição tá super indie (apesar de ter duas bandas grandes) e cheio de novidadinhas (apesar de ter 3 musicas velhas).

Falando sério, o clima anda soturno e meio confuso aqui por esses lados, e isso reflete na música que eu ouço. Outro dia o namorado colocou Lulu Santos pra tocar e não entendi nada. Tô mais pra Toy, apesar de ser verão. Se você tá nessa também, divirta-se.

1. Warpaint – Disco//very

Então as minas do Warpaint ficaram quatro anos sem lançar nada e quando voltaram é com um disco homônimo, cheio de músicas compridas. Mas o ano vai acabar e esse ainda é um dos melhores de 2014 #WIN.

2. TOY – Dead & Gone

É o que acontece quando shoegazers fazem dance music. São ingleses, amigos do The Horrors (o vocalista Maxim Barrow também toca no Cats Eyes, do Faris Badwan, vocalista do Horrors). Tem dois discos e essa epopeia chamada “Dead & Gone” está no primeiro, que é de 2012. Não sei explicar, mas o Toy é uma das bandas mais recomendadas pelo pessoal no tumblr do Gato&Gata.

3. New Order – Age of Consent

Tudo que existe de bom no New Order numa música só. A linha de baixo do Peter Hook, o vocal todo errado do Bernard Sumner, a letra romântica e fácil. Não é pouco. Power, Corruption & Lies é o segundo disco do New Order e marca a virada da banda rumo aos sintetizadores. “Blue Monday”, que entrou pra história como 12” mais vendido de todos os tempos, é dessa época.

4. The Voyeurs – I’ve Got a River

Mais banda inglesa revivalista pirando em roupa preta e psicodelia. Tem dois discos cheios de distorção, que nos melhores momentos lembra Birthday Party e nos piores lembra The Wytches.

5. The Fresh & Onlys – Animal of One

Quarteto esquisitão (aqui) que faz uns discos com capas bonitas e musicas cheias de eco. É de São Francisco, onde mais? O disco mais recente, desse ano, chama House of Spirits.

6. The Tins – Sylvia Before the End

Trio de Buffalo, NY, com um disco simpático chamado Life’s a Gas e um punhado de EPs (na Rdio tem todos). Lembra bons momentos do Peter, Bjorn & John, tanto que achei que era sueco.

7. The Psychedelic Furs – Love My Way

Na época em que o gel de cabelo dominava a Terra, esses caras eram reis. O Psychedelic Furs é uma banda inglesa que bombou nos EUA por causa da música-tema desse filme. A “Pretty in Pink” está no excelente Talk Talk Talk e foi regravada a convite do estúdio para servir como trilha-sonora para romance teen infeliz. Uma das bandas que romperam aquela coisa new romantic na esteira do sucesso do Duran Duran, o Psychedelic Furs tem uma porção de boas canções como essa “Love My Way”.

8. Thee Oh Sees – Camera (Queer Sound)

Banda esquisitinha que faz música esquisitinha, mas nem por isso deixa de ter uma carreira super produtiva. O Thee Oh Sees é um quarteto da California centrado na figura do guitarrista John Dwyer com nada menos que 13 discos lançados desde 2006. Pense em Sonic Youth meets The Mamas and The Papas.

9. The Durutti Column – Fanfare

Sofisticadas, as músicas do projeto de Vini Reilly são cheias de loops, vozes etéreas e samples. Pianista clássico e guitarrista, Reilly foi um dos primeiros artistas da mesma cena de Manchester e do selo Factory (colega, portanto, do New Order). É injusto que ele nunca tenha alcançado sucesso fora do meio nerd musical.

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

5 comments

  1. Ricardo Talhas

    Só música boa. “Disco//very” também está na minha lista de melhores do ano: http://rd.io/x/Rl7dINov53g8/

  2. J

    Dica e música nova, Gaía: Hannah Lou Clark, http://hannahlouclark.tumblr.com/.

  3. oi gaia, disponibiliza p download p ir ouvindo no buso :)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: