[MatadorNetwork BR] AS COISAS QUE BRASILEIROS OUVEM NA GRINGA.

[publicado em 13/10/2014]

AS COISAS QUE BRASILEIROS OUVEM NA GRINGA.

Read and comment the original article in English at MatadorNetwork.

1. “Demais! É o país que mais quero visitar!”

É verdade, o Brasil é um destino e tanto. As pessoas são bacanas, o clima normalmente é adorável, as belezas naturais são lendárias e as cidades são cheias de coisas interessantes para ver e fazer.

Costumo responder com “otimo, aqui está meu email, me escreva quando for para o Brasil e te mando umas dicas”. Isso é só uma desculpa para sugerir que o visitante comapão de queijo. Acredito firmemente que o mundo será um lugar melhor quando o pão de queijo for apreciado globalmente.

2. “Como foi a loucura durante a Copa do Mundo?”

Tirando a catástrofe final, foi bem divertido. A não ser para quem mora na Vila Madalena, o bairro boêmio de São Paulo. Aí foi o sétimo círculo do inferno.

3. “Eu AMO música brasleira!”

Obrigada. Todos nós amamos. Música é sempre um bom assunto e a maior parte dos brasileiros são ligados em ritmos e artistas locais. Mas quando você fala de música brasileira, quer dizer Bebel Gilberto ou Sepultura? Porque, para muitos fãs de metal mundo afora, a maior contribuição musical brasileira para o mundo é esse quarteto de headbangers de Minas Gerais.

O Sepultura foi o mais bem-sucedido grupo musical brasileiro nos EUA, Ásia e Europa durante anos, vendendo mais discos que Jobim e Gilberto. E então esse cara aquiapareceu.

4. “E onde fica isso?”

Nem todo mundo consegue apontar o Brasil num mapa, mesmo que o país seja o quinto maior do planeta, acredita? E São Paulo é a décima cidade mais populosa do planeta. Pois é, somos grandes!

5. “O Pelé era grande, mas Maradona (ou Beckenbauer, Zidane, etc) foi maior.”

Pois é. Futebol. De novo. O que me leva ao próximo item…

6. “Fiquei muito triste por vocês… você sabe… AQUELE DIA.”

Eu sei. Podemos falar de outra coisa?

7. “Você vota no PT?”

Gringos ligados em política internacional sempre vão tocar no assunto. E, apesar da desinformação e raiva polarizada que domina o país nesses tempos de eleição presidencial, posso falar com segurança que em minhas viagens notei que Lula, Dilma e o PT são muito bem vistos pelo mundo.

8. “Woooohooo, caipirinhas!”

Gringos bêbados, nunca falha! Todos nós amamos o coquetel nacional e faço uma muito boa. Mas infelizmente não dá para fazer caipirinha com rum. Isso é um mojito. Desculpa.

9. “Você já leu Paulo Coelho? O Alquimista mudou minha vida!”

Nunca deixo de me espantar com o fato de que um dos escritores mais bem-sucedidos do mundo venha de um país que mal lê. E, agora que estamos no assunto, é hora de recomendar outros grandes escritores brasileiros que também foram traduzidos para o inglês, como Machado de Assis e Jorge Amado.

10. “Minha cunhada é mineira.”

Sempre posso ver o comentário chegando se o/a interlocutor/a é dos Estados Unidos. A cidade de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais, é recordista no envio de brasileiros para os EUA. Teve até uma novela há uns anos que tocava no assunto. Aqui você relembra um trecho. Mas não se preocupe: no final, a Sol voltou para sua pátria em segurança.

11. “Planejo ir ano que vem. É seguro?”

A resposta, como para quase qualquer outro lugar no mundo, é: depende. Considero meu país um lugar seguro, mas coisas ruins acontecem tanto com gringos quanto com locais então, sim, você deve ficar alerta. Mas, por favor, não deixe de visitar o Brasil por causa do estigma da violência.

12. “Adorei o Rio de Janeiro, mas fui roubado.”

Ah, eu também. Duas vezes. A melhor forma de evitar isso (no Rio e em qualquer lugar) é agir como se conhecesse o lugar e evitar carregar coisas valiosas. Aja com segurança e divirta-se.

13. “…”

Essa foi a resposta que mais recebi na Índia ao anunciar minha nacionalidade cool. Só posso justificar pela total falta de interesse dos indianos em futebol. Como todo mundo sabe, lá eles preferem o críquete.

 

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

Leave a Reply

