[Bayer Jovens] Super-heróis também ouvem música

Sou do tipo que assiste filme de super-herói no cinema. De preferência na semana de estreia. Explico: tenho um filho em idade escolar vivendo intensamente uma fase super-herói. Mas essa não é uma obrigação sacal da condição de mãe, não. Pelo contrário! Colecionei gibis até os vinte e poucos anos e, como demais fãs de Homem-Aranha, Vingadores e X-Men (especialmente da fase Claremont/Byrne) sonhei em ver os personagens na tela grande.

Bom pro meu filho, que tem um enorme acervo de revistas antigas para revirar de vez em quando. Mas as liberdades tomadas pelos filmes em relação aos gibis tornam as coisas bem diferentes entre os heróis que eu li e os que ele vê.

Alterar cronologia e características dos personagens é comum nas histórias em quadrinhos e a Marvel abusa dessa flexibilidade ao fazer filmes para uma nova geração, que não precisa de fidelidade literal ao que foi criado décadas atrás.

Mas o acervo de filmes da Marvel começa lá nos distantes anos 1980 e tem até um filme (para adultos!) sobre um pato alienígena que cai na Terra por acidente: Howard, o Pato, filme cult de 1986 com senso de humor sarcástico.

Há uma breve menção sobre o pato Howard em Guardiões da Galáxia, sucesso atual da marca, que conta a gênese de um grupo de foras da lei com bom coração. Como o tal pato alienígena, os Guardiões estão numa espécie de lado B dos quadrinhos. A história faz parte de um plano ambicioso de filmes em diversas fases em que várias histórias se cruzam, formando uma saga em torno do vilão máximo da Marvel, o titã Thanos .Guardiões da Galáxia

Sem contar com personagens queridos do público – aqui não tem Wolverine, nem Homem de Ferro – e sabendo que não é a apresentação de uma trama de pretensão epopeicas que faria de Guardiões da Galáxia um sucesso, o diretor James Gunn buscou outro caminho.

O que faz desse um filme excepcional na categoria “super-herói no espaço” é a vulnerabilidade (e humanidade) dos personagens: uma dócil criatura-árvore, um guaxinim durão, uma mulher verde ninja gostosa e um pai de família em busca de vingança. O quarteto orbita ao redor de Peter Quill, nascido na Terra, de pai desconhecido, que atende por Star Lord. Tirando a nave espacial e o emprego de caçador de recompensas universo afora, Quill é mais ou menos como eu e você. Ele fala sozinho, tem problemas com prazo… e gosta de música.

A trilha de Guardiões da Galáxia não é do tipo incidental: ela faz parte da história. A Awesome Mix Vol 1 lembra as fitas cassete que a geração pré-MP3 usou e em mais de um momento é essencial. A seleção musical é de primeira, com sucessos pop do fim dos anos 70 e logo após a estreia minha timeline no Twitter estava cheia de gente comentando não as explosões, nem as sequências de ação, mas a trilha sonora que, entre outros, tem David Bowie, Jackson 5 e Runaways.

O diretor Gunn confirma: “É o que traz equilíbrio para o filme. Algo único, mas que é facilmente acessível para todo mundo. A música é uma daquelas coisas que nos lembra que Quill é tão humano quanto eu e você, apesar de estar vivendo uma aventura no espaço”.

Guardiões da Galáxia 2 (que terá uma Awesome Mix Vol 2, espero) já está em produção e tem data de estreia: 28 de julho de 2017. Abaixo, a seleção musical de muito bom gosto que Peter Quill ouve sem cansar.

  1. Awesome Mix Vol 1
  2. Hooked on a Feeling – Blue Swede
  3. Go All the Way – Raspberries
  4. Spirit in the Sky – Norman Greenbaum
  5. Moonage Daydream – David Bowie
  6. Fooled Around and Fell in Love – Elvin Bishop
  7. I’m Not in Love – 10cc
  8. I Want You Back – The Jackson 5
  9. Come and Get Your Love – Redbone
  10. Cherry Bomb – The Runaways
  11. Escape – Rupert Holmes
  12. O-o-h Child – Five Stairsteps
  13. Ain’t No Mountain High Enough – Marvin Gaye and Tammi Terrell

BÔNUS

Ficou curioso sobre o filme do Howard? Aqui vai o trailer.

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: