[Bayer Jovens] 8 coisas que você provavelmente não sabia sobre Danny Elfman

[publicado no portal Bayer Jovens em 07/2014]

8 coisas que você provavelmente não sabia sobre Danny Elfman

Danny Elfman diabinho

Um dos mais ativos compositores de trilha sonora de Hollywood, o ruivo nativo de Los Angeles Danny Elfman, 60, foi vocalista de uma bem-sucedida banda de rock dos anos 80. Não sabia? Então conheça essa e outras curiosidades na rápida lista abaixo.

1. Ele teve uma banda chamada Oingo Boingo

Pouco antes de se dedicar plenamente ao mundo das trilhas sonoras, Elfman foi o frontman de uma (boa) banda de rock de Los Angeles chamada Oingo Boingo. Quem tem mais de trinta anos vai se lembrar dessa música, que foi tema de novela no Brasil.

Foi através do Oingo Boingo que Elfman conheceu seu mais famoso parceiro criativo, o diretor Tim Burton. Juntos, eles trabalharam em filmes como Batman, A Fantástica Fábrica de Chocolate , no qual Elfman cantou as cinco canções, eEdward Mãos-de-Tesoura.

O Oingo Boingo, que durou de 1972 a 1995, também foi sucesso em trilhas sonoras de filmes dos anos 1980. Lembra desta?

2. Ele é o criador do tema dos Simpsons

A família mais famosa da televisão é apresentada em cada início de episódio pela breve e divertida música criada por Elfman em 1989. Levou dois dias de trabalho e está há 25 anos na televisão.

3. Ele nunca ganhou um Oscar

O fato de nunca ter ganhado uma estatueta dourada provavelmente faz pouca diferença, já que ele é um dos mais prolíficos compositores em atividade. Mas já foi indicado quatro vezes, por Homens de Preto, Peixe Grande, Milk eGênio Indomável.

4. Ele é casado com a Bridget Fonda

Que é a linda atriz loira de filmes como Jackie Brown, O Pequeno Buda e Mulher Solteira Procura. Eles estão juntos desde 2003, têm um filho e um cachorro daschund.

Bridget Fonda e Danny Elfman
Danny Elfman e Bridget Fonda

5. Ele não fez a trilha sonora de todos os filmes do Tim Burton

Mas quase! Tirando Ed Wood e Sweeney Todd, a dupla trabalhou junta em tudo que Burton lançou desde A Grande Aventura de Pee Wee, em 1985.

6. Ele trocou um Homem-Aranha por A Menina e o Porquinho

Elfman é parceiro frequente de Sam Raimi desde sua estreia na direção em Darkman: Vingança Sem Rosto, de 1990. Depois de criar a trilha sonora dos dois primeiros filmes do Homem-Aranha, alegando “diferenças criativas”, não quis estar no terceiro filme. No lugar, topou musicar a versão cinematográfica do clássico infantil Charlotte’s Web – no Brasil, A Menina e o Porquinho, 2006. Raimi e Elfman voltaram a trabalhar juntos em Oz, de 2013.

 Danny Elfman crédito The Guardian
Foto: The Guardian

7. Games e Cirque du Soleil

Como muitos compositores criativos o bastante para trabalhar com música fora do universo de bandas e rádios, Elfman se arriscou no lucrativo mercado dos videogames, assinando trilhas para títulos como Kingdom Hearts. E foi além, criando toda a parte musical de um espetáculo do Cirque du Soleil, Iris, em 2013.

Leia outros textos de Gaía Passarelli sobre música:

A coleção de discos de John Peel

A música mais antiga do mundo

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: