Entrevista Rodrigo Coelho para MTV1

[original aqui]

PRODUTOR RODRIGO COELHO FALA SOBRE A RED BULL MUSIC ACADEMY 2013

Postado Gaia Passarelli // eletrônicavjsrockred bull music academy

A Red Bull Music Academy (lembra? leia aqui) segue firme e forte em Nova York.

No começo desta semana, o mago da disco music (e ganhador de Oscar) Giorgio Moroder se apresentou em festa da academia como DJ – algo inédito. Lectures com nomes como Four Tet e a festona de doze anos da DFA Records também foram destaque.

Mas isso tudo já é parte da segunda turma do evento – a primeira turma encerrou atividades na semana passada e contou com participação do produtor musical pernambucano Rodrigo Coelho, o Cinco. “É a alcunha que uso quando estou toco em clubes, ou produzo música eletrônica. Além de ser meu número de sorte, tem um conceito por trás – estou sempre trabalhando com, no máximo, cinco elementos na música. É um liveset minimal, com sintetizadores análogicos e interferências de percussão pernambucana, fruto da sample library que desenvolvi contendo todos os ritmos separados de Pernambuco.”

Autor da trilha-sonora do filme Paraísos Artificiais e assistente do maestro Arto Lindsay, Coelho destaca na entrevista abaixo os melhores momentos da primeira turma da RBMA 2013, e conta um pouco sobre o rígido processo de seleção dos alunos – 62 selecionados entre mais de 4 mil inscritos.

Que material você enviou pra inscrição da academia? 

Eu não pessoalmente ninguém que já participou em outros anos, mas sabia que era uma experiência única pelas lectures e depoimentos que acompanhei pelo site. Para tentar a participação eu mandei uma compilação dos meus trabalhos mais recentes. E em primeiro coloquei o EP do meu projeto, o Cassady e atrilha-sonora que compus. Um dia recebi um email com o título “NYC is waiting”. Claro que é uma ótima notícia, um tipo de validação.

Como é a casa/estúdio da RBMA NY?

O ambiente tem uma ótima energia e equipamento de primeira. São oito bedroom studios e a sala do estúdio principal soa muito bem. Todo time é formado por gente empolgada, que entende do assunto. E os 30 participantes se tornam parceiros com toda a experiência

Eu vi pela internet um evento de drone music que pareceu foda. Como foi isso?

Tive sorte de fechar um dos palcos do Drone Activity in Progress, que foi o evento mais foda em que já toquei: três palcos numa fabrica abandonada no Queens com apresentações do projeto novo da (ex-Sonic Youth) Kim Gordon e Stephen O’Malley [que também foi um dos lecturers do evento, veja abaixo], Prurient, além dos alunos da academia. Tudo num som absurdo de alto – as pessoas receberam protetores de ouvido na entrada. Foi como pilotar um Boeing com as turbinas a três metros.

Que lectures você viu que te marcaram?

Todas foram incríveis. Mas foram emocionantes as do [inventor do remix] Tom Moulton, [tecladista norte-americano] Bernie Worrell, Kim Gordon, Flying Lotus, Brian Eno e do [produtor musical] Ken Scott… Mas a lista segue!

Tem algum colega produtor que te impressionou?

O objetivo é colaborar e aprender com o máximo de pessoas, mas me dei muito bem com Patrick Pulsinger, que tem um estúdio de masterização em Viena e é colecionador de sintetizadores e drum machines. Colocamos nossos modulares em sintonia e dali saiu muito som e uma musica. Talvez role algo mais em breve.

Com a primeira etapa da RBMA 2013 chegando ao fim, qual sua análise do evento?

Acima de tudo um senso de que todos estamos conectados por uma coisa maior, que é a musica. Dá mais vontade de produzir e colaborar com o bando de gente legal e talentosa que conviveu contigo 24/7 durante quinze dias.

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

One comment

  1. Pingback: Red Bull Music Academy 2014 | Gaía Passarelli

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: