Red Bull Music Academy, para MTV1

[original aqui]

RED BULL MUSIC ACADEMY INVADE NOVA IORQUE

Mais de duzentos e trinta artistas de quase vinte países em uma cidade durante um mês. A edição 2013 da Red Bull Music Academy é assim cheia de números.

O evento, espécie de simpósio musical para produtores musicais, está completando quinze anos e ocupa a cidade de Nova Iorque. Outras edições já rolaram em Roma, Paris, Melbourne e Toronto. A própria Nova Iorque já recebeu uma RBMA: a edição 2000 foi interrompida pelo ataque de 11 de Setembro.

A RBMA é apenas para convidados. Os interessados passam por um rigoroso processo seletivo, que inclui preencher formulários analisando a própria criação musical e, uma vez aprovados, passam uma quinzena (são duas turmas em períodos diferentes) com passagens e hospedagem pagas.

A casa onde eles ficam, claro, é super legal. E o estúdio disponível para workshops e criações, também:

Mas o mais impactante são as lectures, aulas em que convidados (músicos, produtores, engenheiros, fotografos) falam sobre algum assunto, normalmente com mediação de um jornalista e respondendo perguntas dos alunos. Desde 2002, quando a academia aconteceu em São Paulo, boa parte dos lectures são disponibilizados online.

A lista de lectures inteira está aqui, e eu escolhi essa abaixo como exemplo. É a lecture do Pedro Winter, também conhecido como Busy P. Winter foi empresário do Daft Punk até 2008, quando ele deixou o managing da dupla para se dedicar à sua gravadora, a Ed Banger. Além de DJ e produtor musical, Winter é responsável pelo sucesso de outra dupla francesa altamente inspirada pelo Daft Punk: o Justice.

O conteúdo gerado ao longo desses anos é rico e interessantíssimo, e ganhou outro site próprio: o portal RBMARADIO tem sets gravados na academia, enviados por convidados e captados ao vivo em pistas de dança, como as do festival catalão Sónar, onde a Red Bull mantém um palco próprio. Além dos sets (olha aqui a lista de A a Z) há papos como esse, onde o produtor musical Kirk DeGiorgio fala sobre a importância do King Tubby na dub music.

A comemoração de 15 anos da RBMA não fica só para os felizes convidados da academia. Uma série de eventos, alguns gratuitos, acontece ao longo do mês em Nova Iorque, como a festa de aniversário do selo nova-iorquino DFA, do ex LCD Soundsystem e hoje DJ/produtor musical James Murphy, num salão de festa no Brooklyn.

O diretor da RBMA, o alemão Davide Bortor, destaca o Culture Clash, festa de rua na tradição dos sound systems jamaicanos que já aconteceu em Toronto e Miami e em nove de maio acontece em Nova Iorque. “Nossa idéia é fazer uma batalha sonora com quatro crews – eles disputam quem tem o melhor som, quem tem as melhores musicas. Isso tipicamente vem do universo do reggae e foi incorporado ao hip hop nova iorquino. Nós identificamos quatro gêneros que são importantes musicalmente em Nova Iorque e que vão estar no Culture Clash: hip hop, reggae, latin/tropical bass e musica eletrônica”.

BRASILEIROS NA RBMA
Pelo menos desde a edição 2000, a RBMA sempre tem brasileiros entre os participantes. O DJ Maurício Fleury, que faz parte da banda instrumental de soul-funk paulistana Bixiga70, foi aluno da academia em 2007. E DJs de eletrônica como Eliana Iwasa e Ana PET, do duo hard-techno PET Duo, também passaram por lá.

Esse ano a academia conta com dois produtores brasileiros. Quem já está em Nova Iorque é o Rodrigo Coelho, pernambucano, que fez a trilha-sonora do filme raver ‘Paraísos Artificiais’. E quem estará no segundo round da academia é o carioca Carrot Green, que lança pelo selo Molotov21.

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: