em São Paulo, 2

Não conheço ninguém que mude de casa tanto quanto eu. Entre 2000 e 2013 eu mudei de casa sete vezes – uma casa a cada mais ou menos dois anos. E olha que mudar de casa depois dos 30 e com filho, é mais complicado do que na adolescência, quando você basicamente vai com uma mochila.

Mudei de casa de novo, exatamente um ano depois de mudar para a casa da Vila Beatriz (desse post aqui). A história é longa e envolve amigos vagando um bom apartamento em Pinheiros.

A mudança não esbarrava em multas contratuais, mudanças drásticas para as crianças ou diferenças monetárias consideráveis. E oferecia algumas simplificações: um lugar mais calmo para escrever, uma localização mais fácil pra depender menos de carro, um ambiente mais fácil de cuidar sem depender de empregados.

Pareceu bom e viemos eu, meu filho, meu namorado, a filha dele, nossos gatos. É bem menor do que a casa anterior, que já era menor do que a anterior a essa, então o processo de deixar coisas para trás dessa vez foi radical. Mesmo. Joguei fora/reciclei tantas coisas que nem consigo lembrar direito.

Alguns foram acertos: uma caixa de revistas importadas velhas e DVDs que nunca assisti trocados por uma porção de (bons) discos de vinil numa loja de discos usados. Outros nem tanto: porque foi que eu decidi que não precisava mais do espremedor de laranja?! Outros ainda não terminaram – alguém quer comprar uma máquina Nespresso usada? Pode me escrever nos comentários que eu aceito a melhor oferta!

Passados poucos meses, com o apartamento ganhando a cada semana mais cara de lar (uma cara que a casa anterior não ganhou em doze meses) dá pra dizer sem medo que a fica mais arejada e mais simples. As coisas funcionam, os vizinhos são ótimos, o barulho não é suficiente pra incomodar e eu não ouço o freio do caminhão de lixo nas madrugadas duas vezes por semana debaixo da janela.

Resumindo: sempre dá pra ser mais fácil.

apê

Uma poltrona pra cada um.

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: