David Bowie em Todo Lugar para MTV1

[original aqui]

DAVID BOWIE EM TODO LUGAR

Postado Gaia Passarelli // mostramuseuexposiçãodavid bowiedavid bowie is,victoria

Eu não estava viva nos anos 1970, mas arrisco dizer que David Bowie nunca esteve tão presente.

David Bowie vai muito bem, obrigada

Essa semana, em Londres, foi aberta ao público, com mais de 40 mil ingressos vendidos antecipadamente, David Bowie Is, uma mega-retrospectiva do artista inglês. Junte isso ao bem-sucedido lançamento de ‘The Next Day‘ e ao frisson causado pelo fim da “fase discreta” de Bowie e temos o acontecimento midiático do ano.

A David Bowie Is é superlativa. Acontece em um dos maiores museus do mundo, tem uma infinidade de objetos em exposição (de um papel sujo de batom à tela gigante exibindo trechos inéditos de shows), é recordista de público antes de abrir as portas e, com uma forcinha da empolgada imprensa britânica, colocou Bowie no topo das paradas de vendas com seu The Next Day.

Conheça ‘The Next Day’ faixa a faixa
Exposição no Victoria & Albert celebra David Bowie

Imperdível
A mostra fica em exibição até agosto. Não dá pra comprar o ingresso na hora: tem que comprar antes, pelo site ou pelo telefone. Sei que muita gente só pode viajar em julho, época das férias, mas pode esperar pelas filas: a temporada de verão na Inglaterra é garantia de que a exposição estará entupida de gente.

Os 60 figurinos expostos são o que mais chamam a atenção e passam por todas as fases de Bowie: dos vestidos longos de The Man Who Sold The World aos elegantes ternos de Heathen passando pela icônica jaqueta criada por Alexander McQueen para a capa de Earthling e os looks do estilista japonês Kansai Yamamoto para o personagem Aladdin Sane.

Apesar de evitar linha cronológica, há áreas dedicadas à fases. O período de Berlim é tratado como ‘The Black & White Period” numa sala própria, e lembra a participação de Iggy Pop, Brian Eno e  Tony Visconti.

O audio guide da exposição é um item que merece menção: fugindo do formato padrão em que você aperta o número do que estiver vendo pendurado numa parede, ele identifica a área onde você está e solta o áudio de acordo. Entrevistas de Bowie e artistas relacionados, trechos de canções e de filmes vão enchendo seus ouvidos conforme você caminha ou pára pela exposição.

Lojinha
Loja de museu é sempre uma delícia e a do V&A não é diferente. Mas prepare o coração e a carteira: os itens Bowieanos disponíveis no museu são lindos! Tem de palheta à edição luxuosa de livro de fotos, passando por bonecos de papel para recortar e camisetas.

Ótima também é a programação de eventos paralelos, entre os meses de março e maio. Um fim de semana especial e gratuito, entre 26 e 28 de abril, terá debates, palestras, workshops e atividades “para todas as idades”. Em 09 de abril o Bowiemaníaco Boy George fala sobre como Bowie influenciou a cena new-romantic nos anos 1980. Em 08 de junho um seminário analisa o cenário criativo da cidade de Berlim no pós-guerra e como a temporada de Bowie na cidade serviu de influência para movimentos artísticos em todo o mundo.

Há ainda uma extensa lista de workshops, que vão de aulas de maquiagem à montagem de figurinos, tudo inspirado por Bowie.

No Brasil
A exposição vem ao Brasil em 2014, algo confirmado tanto pelo material distribuído pelo Victoria & Albert à imprensa quanto pelo entusiasmado diretor do Museu, André Sturn. Sturn esteve no V&A no começo desse ano para negociações e para visitar a montagem da retrospectiva.

“Tive uma reunião com a diretora do museu para falar de outra exposição, no início de 2012. Ela comentou sobre a David Bowie Is. Na hora eu disse que queria fazer aqui no MIS. A partir daí negociamos e fechamos, ainda no ano passado, para sermos a primeira parada da exposição após Londres,” conta André, que adorou ver os figurinos. “Acho que os mais fortes são os do Ziggy Stardust, que é uma marca registrada.”

Se para o fã confesso David Bowie Is é uma experiência mais impactante que qualquer livro ou filme, para o não-fã é prova irrefutável da permanente importância de Bowie.

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: