David Bowie do Dia #022 para MTV1

[original aqui]

[todos os David Bowie do Dia para o MTV1 aqui]

DAVID BOWIE DO DIA #022 – BOWIE E A BBC

Postado Gaia Passarelli // bbcdavid bowienmegifdavid bowie do dia

Item importante na coleção de fanáticos por Bowie é a ‘Bowie at the Beeb’, um CD triplo lançado em 2000 que tem seus dois primeiros discos baseados em gravações de Bowie nos estúdios da BBC entre os anos 1968 e 1972. São gravações tiradas de programas de rádio da BBC que foram consideradas raridades e itens de colecionador durante anos, na forma de bootlegs.

É um interessante registro da transformação de Bowie de cantor folk inglês à alienígena roqueiro bissexual e, finalmente, performer do mais alto escalão da musica pop.

O disco um traz gravações da virada da década de 60, inclusive em programas de John Peel, que foi mais tarde reconhecido por Bowie como o primeiro radialista a apostar em sua musica. Tem as primeiras gravações do guitarrista Mick Ronson como integrante da banda de Bowie e participações do Tony Visconti Trio – Visconti mais tarde seria o principal produtor da discografia de Bowie ao longo dos anos. Há também uma rara versão de Bowie para “Almost Grow”, de Chuck Berry.

O segundo disco faz a festa dos fãs de Ziggy Stardust. Logo no começo do disco os Spiders from Mars estão em plena forma e desfilam uma sequência de canções clássicas como “Moonage Daydream”, Suffragete City” e “Queen Bitch”. Estão aqui as versões que Bowie fez de “Waiting for My Man”, do Lou Reed e “White Light/White Heat”, do Velvet Underground.

O terceiro CD, que foi vendido apenas em edições especiais do pacote, foi gravado nos estúdios da BBC em 2000. Destoa do caráter raridade dos outros dois discos, mas tem algumas das melhores canções que Bowie gravou antes de sair de cena, como a bela “Seven”, balada de 1999.

Esse último disco da coleção é também o mais variado, com pérolas como “Let’s Dance”, “Fame” e “Absolute Beginners” ao lado do drum’n’bass “Little Wonder”, da peculiar colaboração com Pat Metheny “This is Not America” e da fantástica “Ashes to Ashes” de Scary Monsters and Super Creeps.

No último Bowie do Dia, eu comentei que a BBC vai exibir o documentário David Bowie – Five Years sobre cinco anos especiais da vida e carreira do artista. Leia aqui.

PS: Onde eu acho esses gifs animados maravilhosos? Tem pencas no tumblr, mas o NME coletou uma boa série.

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: