David Bowie do Dia #013 para MTV1

[original aqui]

[todos os David Bowie do Dia para o MTV1 aqui]

DAVID BOWIE DO DIA #013 – O PRIMEIRO DISCO

Postado Gaia Passarelli // david bowie do diabowie do dia

Ontem eu contei sobre ‘The Laughing Gnome‘. Hoje vou manter a cronologia: você já ouviu o primeiro álbum de David Bowie?

‘David Bowie’ foi lançado quase dois meses depois do single do gnome engraçadinho, em primeiro de junho de 1967. Parece uma data qualquer mas não é: nesse dia foi lançado o clássico-mor dos Beatles, um dos álbuns mais importantes de todos os tempos, o ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’.

O primeiro álbum de Bowie deu esse azar. Ganhou elogios discretos da crítica e passou batido pelo público.

Há o fator Beatles e uma falta de identidade. Mas não é só isso. ‘David Bowie’ tem uma canção com uma tuba como instrumento principal (‘Rubber Band’), uma valsa (‘Little Bombardier’) e o uso muito doido de uma cítara (‘Join the Gang’).

É interessante hoje olhar para trás e procurar temas e comportamentos musicais que fariam parte do universo de Bowie nos próximos anos (cross-dressing e ambivalência sexual em ‘She’s Got Medals’, por exemplo) mas perto da efervescência psicodélica da época, canções com referências da Inglaterra pós-Guerra e abuso teatral arriscaram soar excessivamente sombrias (‘There is a Happy Land’), quando não bobas (‘We Are Hungry Men’).

Bônus: o biógrafo David Buckley, no livro ‘Strange Fascination – David Bowie: The Definitive Story’ afirma que esse primeiro álbum é “o equivalente em vinil da velha tia louca presa no sótão” e indica a versão alemã de ‘Love You Till Tuesday’ [‘Liebe Dich Bis Dienstag’] como “um dos momentos mais bobos de Bowie”. Dá-da-da-dã… francamente, David!

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

Leave a comment