review: I Want My MTV

(original aqui)

UMA HISTÓRIA SEM CENSURA DA MTV GRINGA

Postado Gaia Passarelli // livromtvi want my mtv

Se hoje você entra no youtube, espera o lançamento do video novo da Lady Gaga e pode criar sua versão caseira usando a câmera do celular, é graças ao time de malucos que, no começo dos anos 80, vindos do universo das rádios de rock dos EUA, insistiram na ideia de fazer um canal de TV apenas de música. A história dessas pessoas, do que elas criaram e do que essa criação se tornou é contada em detalhes sórdidos em I Want MY MTV: The Uncensored Story of the Music Video Revolution, catatau de quase 600 páginas lançado na esteira das comemorações dos trintas anos da MTV norte-americana, em 2011.

Cheio de passagens hilárias sobre excessos (de rockstars e de executivos de gravadoras), bastidores de gravações (as filmagens de “Like a Virgin” com Madonna em Veneza),  sucessos (artistas?) de um hit só (alguém se lembra de Men Without Hats? selecionei esse e outros nesse post aqui) e momentos históricos (Nirvana no VMA) o livro também resgata características dos primeiros shows dedicados à nichos musicais como as dancinhas do Dance MTV, o sucesso imediato e estrondoso do Yo! MTV Raps e o gosto dos artistas indie por aparecerem no 120 Minutes – espécie de avô do Goo, que além de clipes e apresentadores convidados, tinha shows como esse:

I Want My MTV cobre a primeira década de vida da emissora, de 1981 a 1992, começando quando não havia vídeos suficientes para as 24 horas de programação diária e acabando com a estreia do Real World, o primeiro reality show de todos, feito da necessidade da MTV de ter algo parecido com uma “soap opera” mas sem investir grana em atores e roteiro. Traz poucas fotos mas muita fofoca, brigas internas, passadas de pernas, desperdício de dinheiro e laquê em centenas de entrevistas com, por exemplo, os cinco VJs originais, artistas como Dr Dre, Boy George, Debie Gibson, Dee Snider, Billy Idol, Paula Abdul, Adam Horovitz, Courtney Love, Mick Fleetwood e Dave Grohl, produtores musicais como Rick Rubin e um sem-fim de executivos de gravadora, managers de bandas, diretores e estrelas de vídeos de heavy metal como Tawny Kittaen.

O livro fortalece a história da emissora como veiculo de massa e importante formador de opinião dos jovens até o começo dos anos 90. A influência exercida pela cobertura da MTV das eleições norte-americanas que elegeram Bill Clinton é um exemplo grandioso. Mas a principal transformação dessa década, mote do livro, é a a da música popular em conteúdo visual altamente – se hoje em dia o videoclipe da Jennifer Lopez é mais importante do que sua música, a culpa é da MTV.

Esse recorte analítico traz algumas verdades ao longo dos mais de cinquenta capítulos de I Want My MTV, e ajudam a explicar por que a MTV atual, em suas tantas versõesmundo afora, é tão diferente da emissora estritamente musical que aqueles que passaram dos trinta anos lembram com saudade. O livro traz relatos emocionados de quem “preferia quando a MTV só passava clipes”, mas atesta a necessidade do canal de se transformar em uma emissora com programas “de verdade” para se destacar no ultra-competitivo mercado das redes de TV a cabo dos EUA. Vale como registro histórico e curiosidade. Principalmente para quem ama a MTV de hoje mas não estava vivo quando o MC Hammer era um sucesso. Ainda não há previsão de lançamento do livro no Brasil.

Corre lá
http://www.facebook.com/IWantMyMtv
http://twitter.com/IWantMyMTV

Os cinco VJs originais da MTV norte-americana: Nina Blackwood, Mark Goodman, Alan Hunter, JJ Jackson e Martha Quinn

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

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