em São Paulo

Então eu mudei de casa.

Explico: passei anos morando na Granja Viana, logo após ter meu primeiro (e único) filho. Foram anos muito lindos, pegando limão no limoeiro, acordando com o barulho da chuva no telhado e respirando o ar fresco com orvalho ao acordar.

Mas a vida não é sempre essa coisa idílica e foi ficando difícil morar com uma criança de sete anos no meio do mato, tendo que trabalhar sem horário definido em São Paulo. Daí que voltei a morar na cidade, num sobradinho onde bate sol e faz muito calor, com internet de alta velocidade, numa rua que tem calçada, perto de uma praça pública, sem muros em volta, onde pessoas dão voltas com seus filhos e cães. No novo esquema posso levar e buscar meu filho na escola sem pegar o carro, chegar rápido no trabalho e, espero, ter mais tempo pra ler, escrever, ouvir música, ver meus amigos, curtir com o namorado nossos filhos, gatos e cães. Tem todas essas vantagens práticas.

Minha mudança foi daquelas com direito a compra de caixas, fita adesiva e plástico bolha na Vila Leopoldina. Quis eu mesma guardar tudo, separando o que não vai. Mudar de casa é chance é dar uma bela arrumada na vida, recomeçar, deixar um monte de coisas pra trás. É saudável pacas e eu estava a fim de lidar com isso direito. Agora eu tô aqui impressionada com a falta de personalidade da minha coleção de discos, em onde guardar tantas revistas e pensando se o casaco de pele sintética cor de laranja deve ou não continuar a ocupar espaço no armário.

Vou ficar com saudades das aranhas néfilas que habitavam a mata em volta da casa. Eram boas aranhas, do tipo que constroem teias enormes super fortes e mantém insetos longe da casa. Também vou ter com saudades de dormir com a janela aberta e acordar com vagalumes piscando dentro do quarto. E dos meus vizinhos, claro, os vizinhos mais legais do mundo. Boa gente.

Dos ônibus em alta velocidade e do shopping center novo na Raposo Tavares não vou ter saudades, não.

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: