Eletronika, Belo Horizonte

O Goo nasceu na MTV com a intenção de mostrar música nova (e às vezes estranha) para a jovem audiência do canal. Mas nem sempre é como a gente imagina – com o passar dos meses tanto a chefia quanto a equipe começaram a sacar que programa tinha como habitat natural os festivais de música. É onde, afinal, ela mais ganha força hoje, fora das interwebz. Mas isso é assunto pra outro post, prometo.

Acontece que o Goo está na estrada para ver alguns dos festivais brasileiros e #estamosaquimuitofeliz no já tradicional Eletronika, em Belo Horizonte.

O Eletronika já trouxe ao país bandas como Mogway, Air, Battles, LCD Soundsystem. São nomes demais pra ficar listando – o Eletronika existe desde 1999! O festival ocupa espaços diversos do BH e, não raro, resinga sua programação em outras cidades. Esse ano, por exemplo, houve uma perna do Eletronika no Rio de Janeiro, em parceria com o pessoal do Queremos.

2011 viu o ultracool Ladytron como headliner, em show no Grande Teatro. Por lá também se apresentaram o São Paulo Underground (grupo que une integrantes do Hurtmold à Rob Mazurek, músico e compositor de Chicago), a cantora experimental Glasser (ao lado)e o new-wave californiano fofinho do Kisses, que contou que sua principal inspiração é o Badly Draw Boy.

O foyer do teatro foi dedicado à eletrônica, com apresentações do coletivo mexicano Nortec, o projeto chapado Surtek (do Señor Coconut Uwe Schmidt, que promete novo disco do projeto em versão “tropical depression” para ano que vem) mais os mashups de The Hood Internet (dupla de Chicago que entrou no som mandando Bonde do Rolê) e o inacreditável Rich Aucoin.

Estive em várias edições do Eletronika e achei 2011 gelado, mais pra vazio, pouco animado. Talvez porque eu lembre de eventos com cara de festival de música, pegando fogo. A mudança pode ter a ver com o publico mais velho, talvez o lado videoarte/instalações maluquetes do evento atraia uma galera mais velha, menos interessada em balada e mais a fim de ver, pensar e curtir. Justiça seja feita, o Eletronika segue um dos eventos mais bonitos e bem organizados do Brazil. Só faltou, sei lá, um sangue nos olhos.

Essa edição do Goo com entrevistas exclusivas, cenas dos shows e videoclipes, vai ao ar no dia 26/11 às 23h. Posto o preview mais pro fim da semana.

(foto: cobertura colaborativa do Eletronika, veja completa aqui)

About gaia passarelli

Freelance writer and traveler, based in Sao Paulo, Brazil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: